18.3.09

Amizade

Desejo dedicar o texto abaixo, especialmente para: Loba, Aline, Jens, Shi, Zeca, Beti Timm, Soninha, Ceci, Dácio, Dira, Dora, Geórgia, Grace, Cecília, Jacinta, Crys (Ro), Jota, Karine, Lino, Ana, Ana Lucia, Navarro, Tânia, Índia, Cherry, Eurico, Claudinha, Adelaide e todos os outros que a memória não conseguiu registrar. AMIZADE! (DIVAGANDO SOBRE O TEMA) Não pretendo redigir um estudo filosófico ou um trabalho acadêmico. Meu intuito é, única e simplesmente, dissertar sobre um tipo específico de amizade, a amizade virtual. Imagino que muitas vozes irão, de imediato, se opor contra a existência de verdadeiras amizades virtuais, mas eu, do alto da minha babaquice e dos meus quase septuagenários anos de existência, solto o verbo e, não só afirmo como agradeço a plêiade de amigos virtuais que arregimentei nestes anos de Internet. Sou um homem bastante vivido e, na verdade, o meu grupo de amigos reais, hoje, se conta com alguns dedos da mão; Capezzutto, Francisco “21”, José Carlos, Vladimir, Henrique, Aloísio, são mais do que amigos são irmãos, independente da existência de vínculos sanguineos ou paternais. A eles eu confiaria minha própria vida sem qualquer hesitação. Agora, os amigos virtuais que angariei em alguns anos de permanência no mundo internético foram tantos e tão importantes na minha vida que hoje suas ausências do meu dia a dia se faz sentir com enorme intensidade que chega, até, a incomodar. Poucos desses amigos tive a oportunidade de conhecer e abraçar. No entanto, todos eles estão perfilados na galeria das minhas emoções e participam da minha vida como se presentes estivessem. Quando estreei na vida blogueira, mercê de algumas rimas ou textos rabiscados, fui conquistando benquerenças reais. Essas amizades, independente de sexo, credo, cor ou idade, foram criando raízes, devidamente adubadas com a seiva da verdade misturada a doses de sinceridade e carinho, que foram se desenvolvendo com muito vigor. O mundo blogueiro é impar. Hoje fomento e alimento amizades virtuais ao redor do mundo. Foi através de amigos virtuais que realizei um de meus sonhos mais almejados. Participei da edição, de um, ou melhor, de dois livros, junto com demais colegas blogueiros. Até hoje não sei se por mérito ou, simplesmente, por amizade, mas de uma forma ou de outra, fui convidado, aceitei e me senti extremamente orgulhoso de cerrar fileiras com alguns autores de quem eu era e ainda sou fã de carteirinha. A honraria foi ainda maior por saber que os projetos desses dois livros foi encabeçado por uma mulher guerreira e de escrita fácil, Euza Noronha, a Loba. Foi, também, depois de muito rabiscar nos meus blogs que, desprendido de qualquer intenção mais interesseira, criei coragem e me inscrevi para participar de um concurso literário e qual não foi minha surpresa ao ser agraciado com um honroso segundo lugar na categoria de “contos”. Será que sem os comentários e incentivos desses meus amigos virtuais eu teria me arriscado tanto? Eu teria ido, assim, tão longe? É por isso que não me contento em apenas saber da existência desses amigos. Quero, nestas poucas linhas, deixar gravada a minha homenagem a todos eles e agraciá-los com o meu carinho. Para tanto, só poderia terminar este texto escrevendo: “OBRIGADO, AMIGOS VIRTUAIS, POR FAZEREM PARTE DA MINHA VIDA REAL”.